A importância da inclusão das pessoas com deficiência no trabalho
- Juliana Dias

- 3 de out. de 2024
- 1 min de leitura

A Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência foi destaque no 21º Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), evento que reuniu médicos do Brasil e do exterior. Representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) apontaram a importância de o país adotar um modelo de avaliação mais amplo e justo, considerando não apenas o impedimento, mas também as barreiras do ambiente.
Para eles, é essencial que as pessoas com deficiência sejam vistas além de suas limitações. Desta forma, podemos construir um país com mais inclusão também no mercado de trabalho. Com a implementação dessa avaliação, será possível adequar os postos de trabalho para garantir a inclusão plena das pessoas com deficiência, mapeando as barreiras que a pessoa enfrenta, permitindo que as políticas públicas sejam desenvolvidas com o objetivo de facilitar o acesso e permanência no mercado de trabalho.
Avaliação Biopsicossocial
Lançada pelo Governo Federal, a Avaliação Biopsicossocial integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e visa simplificar o processo de certificação, emitindo um documento único válido em todo o país, facilitando o acesso a direitos e benefícios.
Os representantes do governo falaram sobre a transparência no processo de avaliação, que visa reduzir a burocracia e oferecer uma avaliação mais abrangente, considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Para o Estado, a iniciativa traz eficiência administrativa, otimiza recursos e promove maior transparência, além de alinhar o Brasil com os compromissos internacionais de direitos humanos.
Fonte: MDHC



