top of page
Buscar

Empresas terão até maio para se adaptarem às novas obrigatoriedades e priorizar saúde mental dos colaboradores

  • Foto do escritor: Juliana Dias
    Juliana Dias
  • 3 de fev.
  • 2 min de leitura

ree


Com o fim do Janeiro Branco, a campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental e a discussão sobre a importância do bem-estar emocional no ambiente corporativo ganha ainda mais relevância.


A partir de maio de 2025, a atualização da Norma Regulamentadora n.º 1 (NR1) exigirá que as empresas incluam os riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), reforçando a necessidade de medidas preventivas para garantir a qualidade de vida dos colaboradores.


Iniciativas como o Janeiro Branco acabam sendo essenciais para sensibilizar gestores e colaboradores sobre a importância da detecção precoce e prevenção de transtornos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e estresse. Essas condições impactam diretamente a qualidade de vida do colaborador e, consequentemente, o ambiente de trabalho. Com a nova regulamentação, será fundamental que as empresas monitorem e rastreiem seus funcionários para agir rapidamente contra esses problemas.


A atualização da NR1, aprovada na 10ª Reunião Extraordinária da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), em agosto de 2024, introduz pela primeira vez a obrigatoriedade de identificação e gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Fatores como assédio moral e sexual, sobrecarga de trabalho e outros elementos que afetam a saúde mental dos trabalhadores deverão ser considerados pelas empresas a partir de agora.


O risco psicossocial no ambiente de trabalho tem um impacto muito grande e isso faz com que o colaborador tenha uma produtividade melhor. O prazo de nove meses entre a publicação da norma e sua vigência vem permitindo que as organizações realizem as adaptações necessárias para garantir conformidade e proteção aos colaboradores. Ela entrará em vigor em maio de 2025.


Estratégias que as empresas podem adotar sobre riscos psicossociais

Com a proximidade da entrada em vigor da norma, as empresas precisarão adotar estratégias concretas para prevenir e mitigar os riscos psicossociais.


Entre as principais medidas estão a implementação de um monitoramento contínuo da saúde mental dos colaboradores, a integração entre o setor de Recursos Humanos e a equipe de saúde ocupacional, além da criação de programas de suporte psicológico e bem-estar.


A NR1 exige que as empresas elaborem e mantenham documentos detalhados sobre a gestão de riscos psicossociais, que deverão estar disponíveis para fiscalização por órgãos competentes e pela representação dos trabalhadores.


Fonte: DCMais

 
 
bottom of page