Espaço confinado é tema do app SST Fácil
- Juliana Dias

- 3 de jul.
- 2 min de leitura

Diversos setores econômicos envolvem atividades em espaços confinados para além daqueles mais conhecidos, como construção civil, trabalho portuário, aquaviário. Frente à relevância do tema para a segurança dos trabalhadores, a Fundacentro e o Serviço Social da Indústria (Sesi/SP) elaboraram novas lições para o aplicativo SST Fácil. O conteúdo intitulado “Diretrizes básicas sobre SST em espaços confinados” é o primeiro fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as instituições.
O tema é dividido em quatro lições. As questões de múltipla escolha envolvem características e definição de espaço confinado e atmosfera perigosa, composição de equipe, medidas de proteção, gerenciamento de riscos e Norma Regulamentadora 33 (NR 33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados). O conteúdo conta ainda com a cartilha “Espaço confinado: diretrizes básicas para o trabalho”, também resultado da parceria, e que está disponível para download na biblioteca do app.
Qualquer pessoa interessada no assunto pode navegar pelas lições para aprender mais sobre o tema. O SST Fácil traz outros 11 conteúdos que oferecem aprendizados relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Os temas incluem transporte, educação, ergonomia, segurança química, agentes físicos, doenças ocupacionais, área rural, prevenção de incêndios, proteção respiratória, eletricidade e novas tecnologias.
Parceria Fundacentro-Sesi
O ACT entre as instituições foi celebrado em cerimônia ocorrida em 2024 no auditório da Fundacentro em São Paulo/SP. A parceria prevê atuação conjunta em projetos voltados a pequenas empresas e certificação de sistema de gestão em segurança e saúde no trabalho (SST), além de conteúdos para o SST Fácil.
Para acessar as lições, basta fazer o download gratuito do SST Fácil na loja de aplicativos de preferência, criar uma conta e navegar pelos temas.
Fonte: Proteção



