SST no eSocial
- Juliana Dias
- 31 de jan. de 2024
- 1 min de leitura

O eSocial é um sistema informatizado da administração pública que permite aos empregadores gerenciar as informações referentes aos trabalhadores e prestar contas com os órgãos competentes em um só lugar. A relação do SST (Segurança e Saúde no Trabalho) no eSocial consiste em unificar e simplificar o envio de informações relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores em uma única plataforma digital.
Toda empresa que contrata um funcionário já possui alguma obrigação trabalhista, previdenciária ou tributária.
As principais obrigatoriedades relacionadas ao SST no eSocial desde 2023 são os seguintes eventos:
S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho
É utilizado para comunicar um acidente de trabalho, mesmo que este não signifique que há um afastamento do trabalhador de suas funções.
S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
Traz informações relacionadas ao monitoramento da saúde do trabalhador, elaboradas a partir de análises médicas. Aqui incluem-se todos os exames médicos ocupacionais realizados ao longo do vínculo empregatício do colaborador.
S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho
Esse evento vai detalhar as condições de trabalho proporcionadas aos trabalhadores. Portanto, o documento deve indicar os fatores de riscos aos quais o funcionário está exposto no exercício de sua atividade.